24/10/2023 às 19:41

O Segredo por trás dos Arquétipos de Marca

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Este mecanismo de diferenciação estava oculto até pouco tempo apenas uma pequena parcela das pessoas realmente tiveram acesso e como você pode ativar para sua marca

Monike Furtado é jornalista, estrategista digital e personal branding. Mãe de duas meninas, sua missão é ajudar profissionais a se re-encontrarem em sua essência para expressar ao mundo sua verdadeira essência.


Um produto ou serviço pode custar 100 reais mais caro, mas se você realmente amar daquilo, você irá tirar dinheiro do seu bolso. Sabe por quê?

Porque aquela marca ativou alguma sensação inconsciente em você - talvez a vontade de ter mais liberdade? O desejo de se sentir amada? Uma vontade reprimida de quebrar todos os padrões?

Vamos supor que você tenha o desejo de mais liberdade. Eis uma marca que é líder em vendas e trabalha justamente com esse desejo em seus clientes: a Starbucks. Bom, eles vendem café. 

Mas o que você compra é o conceito da autenticidade quando recebe o copinho com seu nome. Um conceito "global" por ter a possibilidade de saborear aromas de outras culturas e um estilo de vida que dá a sensação de independência.

Não é verdade? Isto porque esta marca ativa um mecanismo de diferenciação que está disponível a todos os seres humanos usarem, mas poucos realmente sabem como ativar: Os Incríveis Arquétipos de Marca. 

Essa ferramenta foi estudada pelo renomado psicólogo Carl Jung, que acreditava:

Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino.

Os arquétipos funcionam como padrões universais de comportamento e personalidade que estão presentes no nosso inconsciente coletivo que influenciam nossas ações e decisões - e algumas marcas usam esse conceito para reforçar a identidade, tornando suas mensagens mais marcantes.

E o mais mágico é entender como você se conectar ao seu perfil de arquétipos de essência e saber como usar ao seu favor. Seja no desenvolvimento da sua carreira, negócio ou aplicação pessoal.

De uma forma ou outra, já passamos mensagens - sejam elas intencionais ou produzidas ao acaso. Então, quando você escolhe ativar em sua comunicação é que você encontra seu caminho para se destacar da multidão - porque você é único e este é seu poder!

Alguns exemplos de aplicação visual para mídias sociais com Arquétipos Predominantes e Secundários:

Agora, talvez você queira saber como ativar seu arquétipo com a personalidade da sua marca… O primeiro passo é descobrir seu Perfil Arquetípico, ou seja, qual seu arquétipo predominante e os secundários.

Mas cuidado! Muitas vezes nos identificamos com um personagem por admiração e queremos muito que ele seja nosso arquétipo.

Isso não funciona! Precisa ser único e da sua essência. Porque quando queremos ser algo que não somos, estamos automaticamente negando o que temos de mais precioso: nossa história e nossa missão. 

Por isso, usar este mecanismo de diferenciação é um mergulho rumo à autodescoberta. Você vai começar a entender como estes arquétipos interagem com a sua personalidade e como aplicar à sua marca.

Você pode fazer o teste dos arquétipos e, em seguida, responder: Como você quer ser visto? Como você quer que as pessoas se sintam? Quais palavras descrevem sua marca?

Com este mapa de ativação do seu poder, você vai trilhar seu caminho para ser a protagonista da sua vida e prosperar com o que ama!

Vamos nos conectar no insta @monike.furtado

Um beijo, Monike.

24 Out 2023

O Segredo por trás dos Arquétipos de Marca

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