07/10/2021 às 20:39 Nova consciência Sustentabilidade

5 ideias para fazer um Marketing Sustentável

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5min de leitura

Alinhar o nosso propósito ao da Terra é um desafio que tem se mostrado presente nesta Nova Era em que estamos vivendo.

Afinal, quem está atento às mudanças do mundo, sabe a importância de se conscientizar e, mais do que oferecer um produto para o mercado, oferecer algo que faça sentido segundo as novas demandas que o mundo está pedindo.A sustentabilidade está em constante evolução e para ser eficiente nos valores e proposta da marca, é preciso mais do que “ações verdes”.

É necessário incorporar a verdadeira mudança e viver não só a sustentabilidade, mas entender o que é suficiente.

Como assim? Suficiente, é aquilo que basta, que é bastante ou satisfaz. Olhar para o que realmente é indispensável à nossa existência, que nos faz bem e principalmente nutre a nossa vida.Mas onde entra o Marketing Sustentável nessa história?

A consciência global em relação aos impactos ambientais que uma marca ou empresa geram, não é um caminho que tem volta. Os consumidores já entenderam que os recursos são finitos e por isso, é importante repensar quais produtos realmente tem relevância e agregam valor de acordo com aquilo que estamos oferecendo.

Por isso, trago aqui para compartilhar com vocês, ações dentro do Marketing, de uma forma sustentável. Mais do que apresentar uma proposta ecológica do que está sendo feito na sua empresa é preciso mostrar que a marca realmente se importa com o que está acontecendo no mundo e viver esta mudança.

1.  CONHEÇA O SEU PÚBLICO-ALVO

Muitas empresas investem muito em investigar o que vender, como vender e como divulgar seus produtos, mas esquecem do principal fator: como chegar na pessoa certa que vai se relacionar com a marca.

O estudo de persona, definindo as características do comprador, é uma forma de transformar o mercado de consumo. Assim, a marca não precisará investir recursos onde não é necessário, chegando nas pessoas certa, de uma forma honesta e aberta.

Desta forma, promovemos uma real transformação ao cliente, fazendo com que os valores e propósitos sejam usados com verdade. Essa também é uma das mentalidades da Nova Era.

2.  MOSTRE OS BASTIDORES

O consumidor, mais do que nunca, busca se identificar com a marca que ele está se relacionando. E isso acontece também quando você mostra o que acontece por trás do que você está oferecendo. Falar sobre desafios, conquistas, e fatos do dia-a-dia, aproxima ainda mais as pessoas que compram ou que pensam em comprar de você.

Com o despertar da consciência ambiental e toda a transformação que estamos vivendo no mundo, as pessoas querem saber o que de fato é real e não só promessas falsas.

Além disso, a informação a respeito da linha de produção, é de extrema importância. Diversas pesquisas apontam que o consumidor está disposto a pagar mais por um produto que seja sustentável para o ecossistema e para a sociedade num geral.

3.  FORTALEÇA RELACIONAMENTOS

O mundo digital, é agora. Estamos todos conectados, e acompanhando os passos de pessoas e empresas que nos identificamos. Ir além do relacionamento compra-venda é essencial. Saber se o que você está oferecendo agrega valor, traz um retorno positivo, é uma ótima forma de fortalecer esta conexão. Ir além do relacionamento somente por vendas, mas criar algo a longo prazo, construir um caminhar com quem acredita no seu trabalho.

Crie ações que impactam os seus clientes, mostrando novas formas de fazer, criar, e como a sua empresa está lidando com tal situação. Conte histórias que inspiram, de clientes, dos seus parceiros, funcionários, das pessoas envolvidas. Existe uma energia muito forte diante de qualquer coisa que realizamos, e mostrar isso para o consumidor, para que ele entenda o processo em um contexto, é com certeza um pensamento desta transição que estamos vivendo.

Mais do que fazer a mudança através da sua marca, motive as pessoas a também serem parte desta mudança que queremos ver no mundo.

4.  PRATIQUE A CULTURA DA COLABORAÇÃO

Você já percebeu o quanto a sociedade como conhecemos está se transformando? Isso se intensificou ainda mais durante a pandemia do COVID-19, onde percebemos a importância da conexão e colaboração com àqueles que estão em sintonia com o que acreditamos e com os valores da nossa marca.

Nos âmbitos Social, Cultural, Ambiental e Econômico, passamos a promover um fluxo circular e não mais linear, transformando o mundo em um lugar mais igualitário.

É disso que fala a Fluxonomia 4D, desenvolvida pela futurista Lala Deheinzeiln, que apresenta uma nova forma de economia, compreendendo e adaptando as necessidades do mercado e da sociedade no século XXI. Se interessou? Leia mais sobre a metodologia aqui.

5.  SEJA UMA MARCA RESILIENTE

As empresas que tiveram maior capacidade de se readaptar, diante a crise de 2008, foram também aquelas que conseguiram sai do olho do furacão e ver uma luz no fim no túnel. Investir e acreditar em negócios melhores para transformar o mundo em um lugar melhor, com relações mais saudáveis entre pessoas, animais e o planeta é um excelente caminho.

Compartilhar este caminhar e as transformações que a sua marca está disposta a fazer, também faz com que as pessoas considerem estas mudanças.

Além disso, educar o mercado e cliente, criando um centro de responsabilidade e mostrando o exemplo das mudanças que a sua marca está promovendo no mundo, é uma forma de contribuir para esta nova sociedade que estamos remodelando.

Estas são apenas algumas ações que você pode começar a repensar e aplicar já. Precisamos ir além da caixa, buscar o que nos inspira e nos movimenta a um mundo mais justo e sustentável e colocar em prática aquilo que acreditamos.E a hora para fazer isso é agora 😊

No meu Instagram, todo dia 8 – escolhi o número que representa o símbolo do infinito por acreditar que o Universo é abundante e nos oferece milhares de oportunidades para fazer o bem – vou compartilhar dicas de Marketing Sustentável para mostrar que é possível trazer essa consciência para o mundo dos negócios e empreendimento.

Por aqui também quero trazer muitos insights e inspiração do que estou vivendo na prática para que possamos construir essa nova realidade juntos.

Tem alguma ideia para compartilhar sobre o assunto?

Vamos trocar, quero poder trazer ainda mais pessoas pra tribo daqueles que acreditam na transformação que estamos vivendo.

Monike FurtadoEstrategista digital, Mentora de negócios Me siga no Instagram @monike.furtado 

07 Out 2021

5 ideias para fazer um Marketing Sustentável

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